CONTEÚDO 20ª SQ
SEGUNDA-FEIRA: 09/08/2021

  • abertura e palestra: 8h30 - 10h

“Moléculas em Movimento”

Hoje interpretamos o mundo da matéria como composto de moléculas, com seus átomos arranjados no espaço. Por mais incrível que possa parecer, a aceitação científica definitiva da existência de moléculas somente ocorreu no século XX. No entanto, mesmo tendo parte da comunidade dos físicos cética em relação à existência de átomos e moléculas, os químicos do século XIX já representavam as substâncias aproximadamente como as representamos hoje em dia. As moléculas passaram a ser tratadas, como corpos Newtonianos. Tinham movimento, podiam translacionar, rodar, vibrar. No entanto, a mecânica de Newton não é adequada para descrever corpos tão pequenos. Foi necessário usar uma nova mecânica. Como será apresentado no seminário, estes movimentos podem ser medidos, e explicam as propriedades macroscópicas da matéria. A partir deles, as moléculas também puderam ser detectadas no espaço sideral.

Palestrante: Edvaldo Sabadini

Gradou-se em Química na Unicamp em 1984, tendo realizado o mestrado e o doutorado na Unicamp. É docente do IQ-Unicamp desde 1987. Em 1993 criou o grupo de pesquisa “Grupo de Coloides e Superfícies”. Desenvolveu em 2003-2004, seu pós-doutoramento na School of Chemisty na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Já orientou cerca de 40 alunos de pós-graduação, tendo publicado cerca de 80 artigos científicos. Foi Chefe do Departamento de Físico-Química da Unicamp, Diretor da divisão de Físico-Química da Sociedade Brasileira de Química e assessor da Pró-Reitoria da Graduação da Unicamp. 

CONTEÚDO

  • palestra CRODA: 10h30 - 12h

Foto Edvaldo 2021.jpg

“Uma abordagem holística para o Mercado de Vacinas e Adjuvantes”

Nessa palestra serão abordados os principais adjuvantes utilizados no mercado de vacina desde sua pesquisa até a fase clínica e posterior lançamento, a importância de excipientes de alta qualidade para produção de vacinas seguras, e como eles desempenham um papel diferenciado em distintas plataformas tecnológicas de imunizantes

Palestrantes:

Roberta Ondei

B.Sc. em Farmácia a e pós-graduada em Gerenciamentos de Projetos PMI pela USP-Ribeirão Preto, com 16 anos de experiência em desenvolvimento de medicamentos de uso humano e veterinário, e últimos 11 anos trabalhando para a Croda na área Aplicação Técnica como Especialista de Aplicação para o Mercado Farmacêutico para América Latina com atividades de desenvolvimento de dados científicos laboratoriais, suporte a indústria farmacêutica no desenvolvimento de medicamentos e parcerias em projetos de inovação aberta com universidades da América Latina.

Foto Roberta Ondei.jpeg

Ariana Meirelles

B.Sc. em Química e pós-graduada em Marketing, ambos títulos pela UNICAMP, com 11 anos de experiência em desenvolvimento de negócios. Nos últimos 7 anos trabalhando para a Croda na área comercial como Gerente Regional de Vendas para América Latina desenvolvendo novos mercados e aplicações de produtos, desde a criação do projeto até o lançamento. Atualmente responsável pelos negócios de Excipientes Farmacêuticos e Vacinas Humanas, trabalhando diretamente com Instituições Públicas e Universidades em projetos de inovação para acelerar o desenvolvimento do mercado de vacinas humanas na América Latina.

Foto Ariana Meirelles.JPG
  • palestra Anton Paar: 13h - 14h30

“Raman acoplado em um reator de micro-ondas: uma nova fase da química
sintética”

Durante muito tempo as únicas informações que tínhamos durante uma síntese era o tempo de reação e a temperatura. Com isso, presumíamos a cinética envolvida e seus intermediários. E se pudéssemos saber mais? E se conseguíssemos acompanhar a formação de intermediários e com isso saber o tempo otimizado de uma reação para potencializar sua taxa de rendimento? Com o
Raman acoplado a um reator de síntese por micro-ondas isso tudo será possível.

Palestrante: Marjorie Mendonça

Especialista de produto em equipamentos de Química Analítica e Sintética, incluindo Micro-ondas para Síntese e preparo de amostras, assim como a Tecnologia Raman. Bacharel em Química pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e se juntou a Anton Paar Brasil em 2019. Tem como foco de atuação diversos setores industriais (farmacêutico, alimentício, petroquímicos, químico, etc...) e acadêmicos.

Marjorie Mendonça.jpg
  • Minicurso: 15h30 - 17h30

“1+1=3. Soft Skills e a inexatidão dos valores”

As Soft Skills, também conhecidas como Competências Comportamentais ou Habilidades Socioemocionais, estão cada vez mais sendo procuradas por empresas, indivíduos e estudadas nas mais diversas instituições. Habilidades como empatia, comunicação, criatividade, resiliência e inteligência emocional fazem parte de um rol de competências que sintetizam a
importância e justificam a máxima utilizada por muitos profissionais de recursos humanos “contrata-se pelo currículo, demite-se pelo comportamento”. 
Buscaremos aprofundar o entendimento e mergulhar no universo dos sentimentos e emoções que são parte fundamental deste estudo, no intuito de promover uma reflexão acerca da importância do autoconhecimento e destes valores que no mundo tão veloz e de mudanças tão rápidas, se fazem cada vez mais necessários.

Palestrante: Alex Kissilevitc

Alex Cassimiro de Barros Kissilevitc é formado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela PUC, fundador da Escola Waldorf Aracê em Indaiatuba. Atualmente é Instrutor de Soft Skills no Sesi, responsável por promover o ensino de conteúdos de habilidades sócio emocionais. Trabalhou como coordenador de inglês e leciona a língua por 10 anos; foi Diretor de Treinamentos no Rotary Club e atuou por mais de 12 anos nos programas juvenis do Rotary. Esteve por 8 anos liderando áreas de desenvolvimento institucional e captação de recursos na OSC Gabriel e Observatório Nacional de Segurança Viária.

05 - Alex Casimiro.jpg
  • palestra: 18h30 - 20h30

“Cosméticos na escala nanométrica”

Os cosméticos são produtos essenciais na vida moderna, não só porque embelezam o nosso dia a dia, mas também porque estão relacionados a questões de saúde, como higiene e proteção contra diversas doenças que vão desde câncer de pele até doenças transmissíveis por insetos. Embora existam inúmeros tipos de cosméticos com combinações diferentes de várias substâncias, a grande maioria tem uma característica em comum: eles possuem estruturas na escala nanométrica. Isso porque são estas estruturas que garantem propriedades diferenciadas nos aspectos de eficácia e sensorial. Nesta palestra, abordaremos os cosméticos do ponto de vista do seu comportamento como colóides, para compreender como a química das interações intermoleculares permite a formação de estruturas nanométricas com propriedades tão interessantes.

Palestrante: Ana Maria Percebom

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Unicamp, Doutorado em Química, com ênfase em físico-química de coloides, pela Unicamp, com período sanduíche na Lund University (Suécia) e pós-doutorado pela Unicamp e pelo “ Centro de Investigación Cooperativa en Biomateriales, CIC biomaGUNE” (Espanha). Atualmente é professora adjunta do departamento de química da PUC-Rio e coordena o Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas na mesma universidade. Sua linha de pesquisa consiste, sumariamente, em nanociências, interfaces e coloides, possuindo projetos com aplicações em cosméticos, petróleo e na área biomédica.

  • palestra: 21h - 22h30

“A Química dos Fármacos e o Desenvolvimento Farmacotécnico”

A pandemia que vivemos nos fez perceber o impacto e a necessidade dos medicamentos na
vida dos pacientes. Estes por sua vez são substâncias que contém fármacos em sua composição, que são os chamados de princípios ativos responsáveis por aliviar sintomas diversos. Vale lembrar, que a indústria farmacêutica é certamente uma das que mais investem em Pesquisa & Desenvolvimento no mundo, impulsionando cada vez mais o Brasil através da Inovação, tecnologia e abrindo as portas para novos horizontes. Neste sentido, a palestra irá abordar alguns aspectos fundamentais do desenvolvimento dos medicamentos, preconizando por pensarmos no paciente e na qualidade não como linha de chegada, e sim como ponto de partida ao longo do ciclo de vida do produto, o que certamente impulsiona a inovação e a adaptabilidade diante das mudanças, afinal, a mudança é a única constante!

Palestrante: Vitor Jacó Antraco

Possui mestrado em bioquímica metabólica/molecular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e bacharelado em farmácia/bioquímica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou nas áreas: Oncologia/Hematologia Hospitalar no Hospital Albert Einstein, Garantia da Qualidade/Validação na Libbs Farmacêutica e Desenvolvimento Galênico - P&D na EMS. Atualmente, cursa MBA Executivo em Gestão de Saúde na Fundação Getúlio Vargas (FGV); Doutorado em Toxicologia In Silico - (Q)SAR pela Universidade de Brasília (UnB) e é Professor Voluntário para Refugiados no Instituto Adus.

vitor.jpg