© 2019 por Comissão Organizadora da Semana de Química. 

minicursos

[MC01] Edson Minatti - Do Fogo à Nanotecnologia: uma coletânea de pequenas histórias da Química

Terça - feira

10h - 12h - IQ04

14h - 16h - Mini

Este curso é dedicado à história da ciência, medicina e tecnologia desde os primeiros tempos até os dias atuais. Discutimos a metodologia, os avanços científicos, o impacto da sociedade e revisamos o estado atual do conhecimento e as possibilidades de futuras pesquisas. Através de pequenas histórias e anedotas, acompanhamos o desenvolvimento da ciência, desde os tabletes de argila até a revolução química. O curso não tem pré-requisitos e foi projetado para ser acessível a todos os alunos. Pode servir os estudantes nas ciências fornecendo um contexto histórico para o conhecimento científico, e estudantes em outros campos, fornecendo algum conhecimento de como a ciência funciona e trabalhou no passado. 

[MC02] Fábio Gozzo - O universo que habita em nós: a origem dos nossos átomos

Terça - feira

16:30 - 18h

IQ06

Quarta - feira

16:30 - 18h

IQ06

Você sabe que o cloreto de sódio vem da água do mar, mas já se perguntou de onde vem o cloro e o sódio? Ou ainda, um átomo de cloro sempre foi um átomo de cloro ? e o sódio, tem a mesma origem?

Na realidade, nós nunca nos perguntamos de onde vêem os diferentes átomos que nos cercam, como eles nasceram e como vieram parar aqui na Terra. A origem dos elementos químicos é uma fantástica viagem à história do desenvolvimento científico e passa por nomes importantes da ciência, tais como Einstein, Hubble e Heinsenberg e envolve desde o entendimento das partículas mais básicas da matéria, como os quarks, quanto as escalas (literalmente) astronômicas da astronomia e cosmologia. É dessa união improvável que surge umas das histórias científicas mais bonitas: a origem dos elementos químicos

[MC03] EsPCEx - Química da Guerra - de armas químicas à sobrevivência

Quarta - feira

10h - 12h

IQ03

16:30 - 18h

Em situações de combate o conhecimento químico é essencial e pode ser o fator peremptório como um trunfo que determina a vitória ou a derrota. 

Muitas tecnologias foram cunhadas a partir de confrontos e guerras onde a Química, sem dúvida, foi o fator decisivo do sucesso na missão. 

Fundamental para o militar, este conhecimento está abarcado em aprestos militares como explosivos, munições e materiais de defesa, subsidiando a operacionalidade em ações de combate e até situações de sobrevivência.

Muitos são os exemplos da aplicação da Química na guerra. 

Esse curso tem por objetivo expor como a química é aplicada nas diversas atividades militares em ações de combate e em ações subsidiárias. Usada em armamentos, armas químicas, bombas ou toxinas, também pode ser aproveitada na operacionalidade militar quando empregada em purificadores de água e gases, aquecedores de rações operacionais, materiais de proteção balística, sobrevivência, dentre outros. 

[MC04] Gildo Girotto Júnior - De clássicos a contemporâneos: as mudanças nos experimentos no ensino de química

Quarta - feira

19h - 21h

Miniauditório

Sexta - feira

10h - 12h

IQ03

O minicurso tem como foco realizar junto com os participantes atividades experimentais envolvendo experimentos clássicos e contemporâneos e compreendendo como e porque as mudanças nestas atividades ocorreram. A partir disto, busca-se discutir o uso de experimentos com princípios da química verde, o uso de experimentos com materiais de baixo custo e o papel do caráter investigativo da experimentação como forma promover o ensino contextualizado.