CONTEÚDO 20ª SQ
TERÇA-FEIRA: 10/08/2021

  • TOUR VIRTUAL - HENKEL: 8h30 - 10h

"Tour Virtual - Henkel"

A Henkel opera globalmente com um portfólio bem equilibrado e diversificado. A empresa detém posições de liderança com as suas três unidades de negócios, tanto em negócios industriais quanto de consumo, graças as marcas fortes, inovações e tecnologias. Fundada em 1876, olhando para sua trajetória, a Henkel tem mais de 140 anos de sucesso. Como líder reconhecida em sustentabilidade, a Henkel ocupa posições de destque em muitos índices e classsificações internacionais. A Henkel está no Brasil desde 1955 e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. E conta com mais de 950 profissionais distribuidos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição, um escritorio central, na Lapa, e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Responsáveis:

Alexandre Trevisan

Supervisor da área de SHE da planta de Jundiaí, iniciou como estagiário nessa mesma área. Está há 8 anos na Henkel. Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz e com Pós Graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho pelo Senac. 


Felipe Ambrosio do Nascimento

Atualmente, responsável pelo Gerenciamento de Manutenção e Engenharia Processos, Projetos, Automação e Controle) em unidade industrial. Está há 5 anos na Henkel. Graduado como Bacharel em Engenharia Química pela UNICAMP com experiência no exterior na University of Strathcyde (Glasgow -UK).

  • palestra: 10:30-12h

"Cultura de Inovação"

Desde o início, a 3M moldou sua cultura corporativa com base em pilares essenciais para a manutenção de um sistema de inovação permanente, cultivando um ambiente inspirador que efetivamente promove a autonomia das pessoas, valoriza a diversidade, incentiva a criatividade e o intra-empreendedorismo e se perpetua essa cultura com forte investimento no desenvolvimento das lideranças, no ambiente de confiança psicológica, do respeito humano e da aprendizagem. A 3M é uma das culturas mais colaborativas do mundo e isso se mantém há décadas nas contratações de talentos, desenvolvimento de líderes, adoção de espaços e plataformas de colaboração que estimulam um espírito de cooperação, onde não se penaliza um membro da equipe por buscar a inovação. 

Ainda que haja sempre a liderança individual necessária e responsabilidade pessoal de cada função, a companhia tem um modo peculiar de discussões coletivas de temas e projetos em times de introdução de novos produtos, comitê de gestão de crises, grupos de afinidade, entre outros. Isso também dá segurança e apoio para intraempreendedores tomarem seus riscos.

Palestrante: Renata Decourt Perina

Possui bacharel em estatística  - UNICAMP, MBA em Administração - CEAG (FGV/EAESP). Trabalha na 3m há 16 anos, atuando em diversas áreas: Lean Six Sigma, Gerente de Produto Industrial, Gerente de Marketing Industrial, Líder de Inovação Aberta e Gerente LATAM de Inovação e Digital Lab Services.

  • palestra: 13h-14h30

"Desenvolvendo Soluções para um Futuro Sustentável"

A Dow está entre as maiores Indústrias Químicas do mundo e atua em diversos segmentos de mercado. Com isso vem uma grande responsabilidade: como estamos impactando o ambiente e como a ciência ajuda a criar um mundo mais sustentável? Na Dow a sustentabilidade está na base de como desenvolvemos novas soluções. Colaboramos e inovamos para oferecer opções de materiais que contribuam para um mundo melhor. E por isso, um dos quatro pilares da empresa é a Sustentabilidade. Nesse workshop, vamos trazer exemplos de tecnologias que foram desenvolvidas em diferentes segmentos de mercado, visando principalmente impacto sustentável, alinhado com as nossas metas: Proteger o Clima, Eliminar Resíduos e Fechar o Ciclo por meio da Economia Circular.

Palestrantes:

Felipe do Amaral

Engenheiro Químico formado pela Poli-USP em 2014 com bolsas de intercâmbio acadêmico para Portugal (Santader) e Alemanha (Ciências sem Fronteiras). Iniciou a carreia na Dow em 2014 como estagiário de P&D da equipe de Petróleo e Gás. No mesmo ano foi contratado para a equipe de suporte técnico de desenvolvimento (TS&D) da divisão de soluções industriais para atuar com fluidos de transferência de calor. Atualmente atua como TS&D para os mercados de aditivos de combustível, têxtil, papel e celulose e energia heliotérmica. Está no último ano do curso de bacharelado em Direito na USP, focando os estudos na área de propriedade intelectual, como patentes.

Natalia Polidoro

Química formada pela Unicamp e Mestranda em Físico-Química pela mesma Universidade. Começou sua carreira na Dow em 2015 como estagiária de P&D, atuando em diferentes mercados de aplicação de silicones. No momento exerce a função de Suporte técnico a Clientes para os mercados de Beleza, Cuidados pessoais e Cuidados com o lar.

Ricardo Luiz

Formado em Química Industrial e Licenciatura em Química pela USP e mestre em Química pela mesma instituição, Ricardo iniciou sua carreira na Dow em 2011 como suporte técnico de desenvolvimento (TS&D) e gerente de produtos para aminas, quelantes e solventes clorados, depois de desempenhar vários papéis na área de P&D da Dow, hoje é suporte técnico de desenvolvimento para Poliuretanos e líder de P&D.

Thais Cesario

Responsável pelo serviço técnico e desenvolvimento de silicones para a indústria de autoadesivos e de revestimentos. Também, coordena os projetos de sustentabilidade na américa do sul da plataforma Olímpica e Soluções para o Esporte. Na Dow desde 2007, é formada em Química pela Universidade de Campinas.

Felipe_do_Amaral.jpg
Natalia_Polidoro.jpg
Ricardo_Luiz.jpg
  • palestra: 15h30-17h30

"Etapas do Desenvolvimento de Vacinas e a Vacina do COVID-19"

O coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) foi isolado e identificado no final de 2019. Meses depois, a COVID-19 foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Uma vez que as vacinas são a forma mais eficiente de combater uma epidemia, todas as estratégias estabelecidas até o momento para o desenvolvimento de vacinas contra uma variedade de patógenos estão sendo testadas contra o novo coronavírus. Discutiremos as diferentes etapas do desenvolvimento de vacinas, os diferentes tipos de vacina e as estratégias mais promissoras sendo investigadas.  

Palestrante: Luciana Cerqueira Leite

Luciana Cerqueira Leite é Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto Butantan. Ela possui graduação em Química pela UNICAMP, Doutorado em Bioquímica pela USP e Pós-Doutorado no Institut Pasteur de Paris. Foi membro da Steering Committee da Developing Countries Vaccine Manufacturing Network (uma rede de produtores de vacinas) e da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Atualmente também é membro da Academic Management Board do Curso Internacional de Vacinologia do Erasmus/União Europeia e da Comissão Ética em Pesquisa com Seres Humanos da USP.

Foto-Luciana Leite.jpeg
  • minicurso: 18h30-20h30

"Dominando os Processos Seletivos de Estágio"

Nessa capacitação, vamos entender o papel do estagiário no mercado e como se destacar em cada etapa dos processos seletivos das grandes empresas.

Palestrante: Renan Leal

Economista de formação, trabalhou 7 anos como consultor de negócios, onde atendeu grandes empresas do mercado. Sentiu na pele a distância entre o que a faculdade ensina e o que o mercado cobra. Por isso, em 2015 fundou a Motim, onde orienta e capacita jovens em início de carreira. Acredita que a educação e o mercado de trabalho estão se transformando, e quer ser protagonista nesse cenário.

  • Palestra: 21h-22h30

"Gestão de rejeitos radioativos – Desafios para a Química"

As aplicações de tecnologia nuclear na medicina, na indústria, na pesquisa, na geração de eletricidade, entre outras áreas, geram uma grande variedade de rejeitos radioativos, muitos dos quais, para serem gerenciados de forma segura, requerem o desenvolvimento contínuo de novos materiais e novos processos. Alguns desses desenvolvimentos representam grandes desafios para a Química. A palestra abordará aspectos históricos e a situação atual da gestão dos rejeitos radioativos no Brasil e no mundo, destacará algumas conquistas recentes da ciência e da tecnologia na área, e discutirá as demandas que estão ainda a serem atendidas.

Palestrante: Roberto Vicente

Roberto Vicente é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1977) e tem mestrado (1980) e doutorado (2002) em Tecnologia Nuclear, também pela USP. Atualmente, é tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear, onde desenvolve tecnologias para a gestão de rejeitos radioativos, com ênfase em caracterização, tratamento e deposição.