história da semana de química - unicamp

     Em 2001, o evento teve o seu nome alterado para "Semana de Química" e passou a contar com a participação das demais associações estudantis. No ano de 2005, pela primeira vez,  o evento não foi realizado devido a problemas internos com a All Química. Em 2011, o evento voltou a ser organizado apenas pela All Química, sendo a participação na comissão organizadora aberta a qualquer aluno da graduação dos cursos de Química da Unicamp (cursos 05, 50 e 56).

Paul Zaloom
Lalala

     A Semana de Química teve origem em 1996 com a "Semana All Química", que tinha por objetivo promover palestras e cursos que complementassem a formação do estudante de Química, trazendo assuntos incomuns à sala de aula, mas também abordando temas de interesse para o trabalho na Empresa Júnior. Esta ideia foi possível com o apoio inicial do Sebrae, da Diretoria do IQ-Unicamp e de diversas outras empresas que se dispunham a fornecer estas palestras.

     A 10ª edição, em 2011, teve como destaque a participação do Professor Peter Atkins, da Universidade de Oxford, grande escritor de livros de ensino de Química. O evento contou com mais de quatrocentos inscritos e uma maior aproximação do Instituto de Química da Unicamp com demais Universidades do país, recebendo assim participantes de vários estados e inclusive de outros países.

   Esse crescimento continuou na 11ª edição, em 2012, com a presença de seiscentos congressistas e a participação de Paul Zaloom, apresentador do programa “O Mundo de Beakman”.

   A 12ª edição do eventou contou com a participação do Professor Peter Wothers, da University of Cambridge, que além de grande escritor de livros de ensino de Química, também é conhecido por ser apresentador de programas científicos em uma série na Discovery Channel chamada The Big Experiment, e também da série The Modern Alchemist, da Royal Institution Christmas Lectures em Londres.

IMG-20190809-WA0087.jpg
Capa - logo novo letras bege_editado_edi

     Na 18ª edição do evento, a Semana de Química se desvinculou da All Química e passou a ser organizada somente por uma comissão organizadora, composta de forma voluntária por alunos do Instituto de Química da Unicamp.

   

    A 19ª Semana de Química foi realizada pela primeira vez de forma totalmente remota, por causa da pandemia de Covid-19, e todo o valor arrecadado via patrocínio foi doado ao Hospital de Clínicas da Unicamp.

      Em 2021, a 20ª edição da Semana de Química ocorreu mais uma vez de forma remota e pela primeira vez o evento foi realizado de segunda a sábado e contou com a inclusão da tradução em libras em dois de seus conteúdos, além disso, assim como a edição anterior, todo o valor excedente do patrocínio será destinado ao Hospital das Clínicas da Unicamp.

CAPA DE FUNDO FACE online.png


Faltam