© 2019 por Comissão Organizadora da Semana de Química. 

Ensino médio

[EM01] Marco Aurélio Zezzi Arruda- Boas Vindas

Quinta - feira

09h

O diretor do Instituto de Química da UNICAMP irá dar boas-vindas aos congressistas do Ensino Médio falando um pouco sobre a universidade.

[EM02] Eduardo da Silva Machado -  A química frente aos problemas ambientais: estratégias e soluções

Quinta - feira

10h

Desde que entramos na escola básica, aprendemos que o meio-ambiente têm sofrido impactos pela ação antropogênica e que é preciso desenvolver estratégias para garantir a qualidade de vida e a disponibilidade de recursos para as gerações futuras.

Falamos muitas vezes em contaminação de águas, solos e do próprio ar atmosférico sem compreender muito bem quais são as origens dos contaminantes e os mecanismos pelos quais chegam a essas matrizes. Será que algo está sendo feito para resolver esse problema? Como a química pode contribuir na solução dessas questões ambientais?  

Nosso objetivo é, em algumas horas e por meio de uma abordagem introdutória, apresentar alguns problemas ambientais recorrentes, suas principais causas, efeitos e como têm norteado a química na pesquisa em busca de soluções para tais problemáticas. Vamos falar um pouco sobre biorremediação, mecanismos de degradação natural dos poluentes no ambiente, peneiras moleculares e alguns processos oxidativos avançados, como funcionam e o que já se conhece sobre eles. 

Além disso, em nossa conversa vamos pontuar sobre como a análise instrumental têm avançado no sentido de contribuir nesse contexto em busca de soluções para as questões ambientais.

[EM03] Diego Campaci de Andrade -  Experiências de ser Técnico na Unicamp

Quinta - feira

14h

Essa palestra tem como objetivo mostrar como é o trabalho de um técnico no meio acadêmico, inicialmente com uma explanação sobre as experiências do palestrante e depois com uma interação com os congressistas para tirar eventuais dúvidas.

[EM04] Edvaldo Sabadini - Sobre a Graduação na Unicamp

Quinta - feira

15h

Essa palestra visa mostrar como é a Graduação em uma das melhores universidades do país e da América latina. O palestrante será um professor da graduação.

[EM05] Caio Costa Oliveira -  Por que reagir?

Quinta - feira

16h

Newton já nos ensinou que toda ação provoca uma reação. Isto não é válido apenas para os fenômenos explicados matematicamente pela física. Por exemplo, algumas reações sociais podem ser causadas por ações políticas desastrosas, ou mesmo uma simples febre pode ser interpretada como uma reação biológica para sinalizar que algo está errado com nosso corpo. É importante lembrar que a natureza não separa os fenômenos em biológicos, químicos ou físicos. Esta divisão é realizada pelos cientistas e são igualmente importantes para o entendimento do nosso universo. Neste seminário, nós veremos alguns exemplos de como as reações químicas acontecem e de como elas foram, são e sempre serão importantes para a manter a sociedade, a mente e o corpo sempre em ação.