© 2019 por Comissão Organizadora da Semana de Química. 

Conteúdos Especiais

Abertura - Carlos Roque Duarte Correia - Opção pela Química: minhas experiências

Segunda - feira

19h - 21h

Auditório

Desde minha adolescência sempre fui fascinado com a atividade dos cientistas e quando estava próximo da conclusão do ensino médio, resolvi me tornar um deles. Em razão de minhas afinidades com a Química, a Física e as Ciências Biológicas, minha opção final foi pelo curso de Farmácia da UFRJ. No entanto, após a conclusão do curso e ao longo do tempo, minha inclinação para a Química foi se acentuando, com um mestrado em Química de Produtos Naturais na UFRJ e doutorado em Química (Orgânica) pela Universidade de Stanford, nos EUA. Nesta apresentação, relato algumas experiências mais marcantes da carreira acadêmica, resultados selecionados de algumas publicações e como estas se relacionam com o desenvolvimento da Química Orgânica no Brasil e no exterior.

Convidado Especial - Antônio Florêncio (Canal Universidade da Química) - NerdQuímica – A química oculta nos filmes, desenhos, animes, etc

Quarta - feira

14h - 16h

Auditório

Não há dúvidas que a química está presente em nossas vidas. Basta pensarmos nos medicamentos, corantes, conservantes, temperos, combustíveis, etc. Qualquer pessoa, seja do meio acadêmico ou não, concorda quanto a “onipresença” da química em nossas vidas (e muitas vezes essa presença não é considerada benéfica). Porém, um aspecto onde a química, e a ciência de uma forma geral, está muito presente, mas poucas pessoas se dão conta é na chamada “cultura pop”. Indo desde mangás, hqs, animes, e chegando até as superproduções dos Estúdios Marvel, podemos observar uma imensidão de referências científicas (diretas, ou adaptadas). Por exemplo, o que Dragon Ball Z tem a ver com a teoria da relatividade? O quanto de físico-química você pode aprender com Camus, o cavaleiro que guarda a Casa de Aquário? Qual a relação entre o escudo do Capitão América e às ligas metálicas? O que o Sasuke (de Naruto) tem a ver com o Modelo Atômico de Bohr? O que podemos aprender de química com a fantástica série Breaking Bad? Até onde o que é relatado na série é verdade, ou mera ficção? Essas perguntas (e várias outras) serão abordadas na palestra NerdQuímica – A química oculta nos filmes, desenhos, animes, etc. Podem ter certeza que esse mundo da “cultura pop” é um oceano de referências, que podem ser usadas apenas como mera diversão, mas também como um poderoso recurso didático para o ensino de química. 

Mesa Redonda 1 - Desafios, conquistas e perspectivas das mulheres na Ciência

Quinta - feira

19h - 21h

Mediadora: Taíssa Lima

Auditório

Convidadas:

Taícia Fill, Carla Bottoli, Ana Arnt

-

Mesa Redonda 2 - Química Ambiental: Uma discussão sobre a ação dos cientistas frente aos problemas ambientais contemporâneos

Quinta - feira

19h - 21h

Mediador: Eduardo Machado

Auditório

Convidados:

Dr. Alyson Rogério, Dra Cassiana Montagner, Dr Pedro Sérgio Fadini

-

Encerramento - Rogério Custódio - Impressões de um químico em uma caminhada do passado para o presente

Sexta - feira

19h - 21h

Auditório

As expectativas de uma carreira profissional são sempre cheias de dúvidas e incertezas. Depois que se percorre boa parte da trajetória profissional é que se pode avaliar alguns dos fatores que nos levaram aonde chegamos. Nesta apresentação serão comentadas algumas das impressões pessoais sobre o desenvolvimento em subáreas da química, o efeito de avanços científicos e tecnológicos na geração de conhecimento, a busca por respostas para questões fundamentais e o prazer de estar sempre aprendendo e ensinando em qualquer domínio.